Skip to content

Auto descrição

5 de abril de 2010

Hoje decidi confessar o meu medíocre medo de auto descrição. É, tenho medo de auto descrição. Por pura covardia, insegurança. Quando vejo aquele espaço demarcado onde podemos ver um cínico  “Quem sou eu” entro em pânico. Preencho todo o resto, dou voltas e sempre paro no mesmo lugar: frases vagas e universais que poderiam descrever no mínimo 30% das pessoas que são quase parecidas comigo. Pra não dizer que não descrevem por que no geral são frases prontas, letras de música, um coisinha daqui e outra dali. Mas nunca me dei ao trabalho de escrever algo que eu ache, sinceramente, que me descreva.

Pode ser por pensar que a descrição distorce a realidade. Não importa o quão precisa seja:  metade de uma descrição é obra do autor, a outra é do leitor. A leitura é só daquele que lê, é por isso que muita gente não gosta de filme baseado em livro. Mas é claro, aquela é a leitura do diretor. Por isso prefiro que falem de mim a falar de mim mesmo. Se você quiser me agradar é só você perder poucos minutos e escrever um sincero depoimento sobre a minha pessoa.

Sendo assim, ficaria mais aliviado em fazer uma auto descrição, pois então terei testemunha para provar aquilo que deponho em juízo. Por que admiro aquele que tem confiança o bastante para se descrever. Escrever sobre si mesmo é dar a cara a tapa para o juízo alheio. É receber criticas sobre uma obra publicada, quando a obra é você. Por essas e outras prefiro a descrição coletiva. Se criticado pela obra, você pode dividir a culpa de ser você mesmo com alguém.

One Comment leave one →
  1. 26 de abril de 2010 2:27 AM

    Super me identifiquei. Nunca consegui fazer uma auto-descrição que prestasse, hahaha. Mas se quer saber, também não confio muito em gente que se descreve… Tem que ter confiança, como você disse, mas o fato é que a gente acaba não sendo 100% fiel ao que a gente é de verdade. A melhor maneira de conhecer alguém é pela descrição que os outros fazem dessa pessoa (mas por esse “os outros” eu quero dizer pessoas que a conheçam bem).
    E só não faço uma descrição sua porque não te conheço direito… Beijo!

Deixe um comentário

