Skip to content

Reinventando a literatura

14 de março de 2010

Desde o ano passado, tenho pensado e discutido com alguns colegas sobre como a literatura está se reinventando na era da tecnologia, dos blogs e das redes sociais. Não é novidade que, hoje, temos milhares de escritores que publicam diariamente seus textos na internet.

Mas eu estava curioso para ver além de uma simples adaptação do papel para o monitor. Uma literatura que pudesse desfrutar das ferramentas novas que a web nos proporciona. Uma literatura que interage. Mistura texto, links, imagens e, porque não, áudio e vídeo.

Então comecei a procurar. Vasculhei o máximo que pude para encontrar algo parecido na rede e não achei. Fiquei um pouco frustrado. Mas pelo menos encontrei pessoas que compartilhavam dessa ideia. Percebi que não demoraria muito para que alguém aparecesse com alguma novidade a respeito.

E foi o que aconteceu:

A boa notícia é que esta revolução literária está prestes a acontecer. A editora Penguin pretende reinventar o conceito de E-books (fonte: Folha Online), com o lançamento do Ipad pela Apple no mês de Abril. A intenção é interagir: áudio, vídeo, mapas e até comunidades virtuais de leitores que giram em torno das obras farão parte desse novo conceito de literatura.

Alguns criticam. Eu, particularmente, estou muito excitado com ideia. Espero que faça sucesso, não apenas no Ipad, mas que em breve possamos desfrutar desse novo conceito de leitura em qualquer computador comum e até mesmo no web jornalismo.

Vídeo de apresentação da Peguin para os Ebooks do Ipad:

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 3 de maio de 2010 3:57 AM

    …………………senta que lá vem história……………… http://www.isaminatel.wordpress.com

    Acho que vc vai gostar… Deixe um comentário…
    Abraço e sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: